FRUTOS PARA DEUS!

QUEBRA GELO: Qual a sua maior qualidade?
PASSAGEM BÍBLICA: João 15:1-11,16
DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
INTRODUÇÃO: Na metáfora da videira e dos ramos, Jesus mostra quão profundamente estamos ligados a Ele. A união mística com Cristo, ilustrada pela união entre o pastor e as ovelhas, a cabeça e corpo, o noivo e a noiva, o fundamento e o edifício, recebe agora uma nova imagem. Trata-se de uma união orgânica, vital, profunda. 

Jesus trata de quatro assuntos

1) A videira. No Antigo Testamento, Israel apresentado como a vinha do Senhor. (leia Isaias 5:1-3) Deus a plantou e a cercou com
cuidados, mas Israel produziu uvas bravas.
Pergunta: Essa história te diz alguma coisa? Você se identifica?
Então, agora, Jesus diz: Eu sou a videira verdadeira (15.1). Ou seja, ele esta dizendo: Eu vou frutificar. Nós somos os ramos de Jesus. Ele frutifica através de nós. É uma união orgânica.

2) Os ramos. Sozinho, um ramo é frágil, infrutífero e imprestável, servindo apenas para ser queimado (Ez 15.1-8) O ramo não é capaz de gerar a própria vida, antes, deve retirá-la da videira. De igual forma, é nossa união vital com Cristo que nos permite dar frutos. JOÃO 15:5
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

3) 0 agricultor, Seu trabalho é cuidar da videira, a fim de que os ramos produzam muitos frutos. Para isso, ele levanta, limpa e poda os ramos, Ele poda os ramos de duas maneiras:
a) limpa e poda os ramos para que sejam renovados;
b) remove os ramos secos e sem vida para lançá-los fora e queimá-los.
Pergunta: Você acredita que precisa de qual dessas ações?

4) Os frutos. O propósito da videira não é produzir madeira nobre, lenha ou sombra, como algumas outras árvores. Ela não é uma planta ornamental. Seu único propósito é produzir frutos. Mas, o que é ser frutífero para Deus? Os frutos possuem três características:
a) Eles possuem uma polpa – a polpa é a parte que as pessoas desfrutam dos frutos. (Mt.5:16)
b) Eles possuem sementes – As sementes são outras pessoas que serão alcançadas por nosso testemunho de Cristo. (Jo.15:16)
c) Eles possuem seiva – Representa a essência do fruto. É um concentrado dos nutrientes existentes no fruto. (Atos 24:20)

CONCLUSÃO: O propósito precípuo de Jesus aqui é mostrar que o Paí está trabalhando na vida dos discípulos, que permanecem em Cristo, a fim de que produzam muitos frutos. Os discípulos são os ramos, e a finalidade dos ramos que permanecem ligados a Cristo é produzir frutos. Se eles não permanecem em Cristo, não fazem parte da videira, da família, da igreja, do rebanho; secam e são lançados no fogo e queimados. Deus, como viticultor, espera de nós frutos.


Autor: Pr. Natanael Lima
https://www.imwsurui.com.br/

Categoria:CARTAS GCEU

Deixe seu Comentário