DISCÍPULOS DE JESUS

 QUEBRA GELO: Brincadeira de imitar!

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 9:23-27

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Na bíblia, não existia ninguém que fosse convertido e não fosse um discípulo. Todos os que criam em Jesus eram chamados de discípulos. Ser um discípulo significava mais do que ser salvo por Jesus. Mas ser alguém que havia deixado tudo por ele.
Pergunta: O que você deixou quando se tornou um discípulo de Jesus?
O Senhor não nos mandou juntar gente para fazer reuniões. As reuniões são importantes, assim como a cura dos enfermos. Os sermões têm o seu lugar, e certamente devemos cantar e louvar. Contudo o fundamental é fazer discípulos.
A não ser que isto seja bem entendido, todas as outras coisas importantes serão a casca de uma fruta oca. Serão um amontoado de atividades sem propósito e sem valor eterno. Leia: Mt.28:18-20
Diante das declarações de Jesus, quais são os princípios que devem existir na vida de um discípulo de Jesus?

1º RENUNCIA - A natureza e o caminho do discípulo são padronizados de acordo com quem Jesus é. “negue-se a si mesmo” – não é alguém me dizendo não pode. Negar a si mesmo, sou eu dizendo não quero mais.
O evangelho não se amolda aos nossos padrões. Nós nos conformamos e nos transformamos cada dia mais a imagem de Jesus.
Negar-se a si mesmo não equivale a aniquilação pessoal. Não se trata de anular-se, mas de servir. Envolve mudar o cetro de gravidade da visão centrada no "eu" para a completa adesão à vontade de Deus. É uma renúncia radical a toda autoidolatria.
Ser discípulo de Jesus exige renuncia pessoal. Para viver um propósito celestial. I Corintios 9:25 - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.

2º Jesus só tem uma ESPÉCIE de discípulos. Os que o imitam.
Ser discípulo não é ser um admirador ou seguidor de Cristo. Ser discípulo é ser um imitador de Jesus I João 2:6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
Esse desafio é exigido todos os dias, em nossas escolhas, decisões, propósitos, sonhos e realizações.
Seguir a Cristo é imitá-Lo. É fazer o que Ele faria em nosso lugar.
Declaração: Ser discípulo de Jesus é amar o que Ele ama e aborrecer o que Ele aborrece. É viver a vida na perspectiva de Jesus. Leia 1Jo.2:15-17
Afirmação: Não há coroa sem cruz nem céu sem renúncia.
Ser discípulo não é abraçar simplesmente uma doutrina, é seguir uma pessoa.Jesus ordenou que sua igreja fizesse discípulos, e não admiradores ou seguidores.

3º Os valores de um discípulo são invertidos.Lc.9:24-25
Ganhar é perder, e perder é ganhar. Para ele ser grande, é preciso ser servo de todos. Ser rico é ter a mão aberta para dar. Ser feliz é renunciar os prazeres do mundo.
Satanás promete a você glória, mas no fim lhe dá sofrimento. Cristo oferece a você uma cruz, mas no fim lhe oferece uma coroa de glória. Tiago 1:12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

4° Os discípulos de Jesus não se envergonham de dizer que são discípulos. LC.9:26
O evangelho não pode ser reduzido ao bem-estar humano. O evangelho possui um propósito divino. Ele é as boas novas de salvação para todos aqueles que creem. Não devemos avaliar a eficácia do evangelho pela quantidade de pessoas que nos seguem. Mas sim pelo número de discípulos que fazemos.
A bíblia nos alerta sobre dias trabalhosos e as caraterísticas das pessoas desses dias. II Timóteo 3:1-5

CONCLUSÃO: O que Jesus ordenou que fizéssemos? Você é um Discípulo que faz discípulo?
Autor: Pr. Natanael Lima
https://www.imwsurui.com.br/

Categoria:CARTAS GCEU

Deixe seu Comentário